Início > Uncategorized > O porquê deste blog …

O porquê deste blog …

Ao longo das últimas décadas tem-se observado que as relações de proximidade e, consequentemente, de afectividade entre jovens e os mais idosos são praticamente inexistentes no exterior do contexto familiar. Não é raro verificar, por vezes, que até  na própria família, na maioria dos casos, a convivência familiar entre avós e netos não se realiza de uma forma harmoniosa, pois nem sempre é comunicativa e/ou direccionada para uma efectiva e real compreensão de ambas as partes, de modo a que uns e outros se interajudem visando uma maior participação na vida dos locais onde coabitam.

Constata-se que, tanto nos jovens como nos séniores, existe uma melhor adaptação à amizade na sua faixa etária. Este facto é tido como normal, já que como seres sociais que somos temos maior facilidade em comunicar com os que compartilham connosco afinidades e características comuns e coabitam, por assim dizer, num contexto também com afinidades e características próprias.
Contudo reconhece-se que, independentemente da idade que possamos ter, a convivência intergeracional é fundamental na sociedade.

A convivência entre os jovens e os séniores enriquece grandemente a personalidade dos indivíduos e promove valores de respeito e de desenvolvimento humano.
Nesse sentido, faz todo o sentido aos educadores destas duas faixas etárias a formação e educação de jovens e séniores no sentido de construírem uma verdadeira relação intergeracional, um convívio dinâmico, assertivo, baseado em valores de solidariedade e no respeito pelas competências e conhecimentos que, em cada idade, em cada geração, se adquirem e temos o dever e o direito de partilhar.

Partilhando deste espírito nasceu uma Disciplina que se quer como uma ponte entre duas gerações, jovens e séniores, denominada PEDAGOGIA E RELACIONAMENTO INTERGERACIONAL que espero ser do agrado de ambos os grupos.

Docente Rosa Silvestre

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. Isabel Pereira
    8 de Dezembro de 2011 às 20:19

    Seria de grande acuidade esta Disciplina. É imperioso que os filhos/pais de hoje compreendam que a “convivência” avós/netos é muito importante, porque “enriquece a personalidade dos indivíduos e promove valores de respeito e de desenvolvimento humano”, como refere, a Docente Rosa Silvestre, na sua exposição sobre o espírito
    desta convivência, necessária e urgente, na nossa sociedade de hoje.
    O maior êxito para esta Disciplina PEDAGOGIA E RELACIONAMENTO INTERGERACIONAL.

  2. 23 de Dezembro de 2011 às 9:36

    Gostava de conversar consigo acerca desta Disciplina: poderia ministrá-la em outra Universidade?
    Deixo o meu contacto:diana_ribeiro@aeiou.pt

  3. 23 de Dezembro de 2011 às 9:58

    Professora Rosa Silvestre sei que tem formação na área da educação e que tem sido fornadora. Estaria interessada em ministrar uma pós-graduação em educação familiar? Deixe-me resposta em ema4567frota@yahoo.com.
    Obrigado e BOAS FESTAS!!!!!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: